quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Comentário final



Em meados de Outubro (de 2004), iniciei um novo percurso na minha vida. As colocações de professores parece que “andam pelas ruas da amargura”, o mercado de trabalho está difícil, por isso há que tentar novos caminhos. Decidi então fazer uma reestruturação do meu currículo, tendo para isso concorrido ao Mestrado na área da Tecnologia Educativa. No início não sabia muito bem o que me esperava, tinha apenas uma vaga ideia... Sabia que as Tecnologias estavam presentes e pouco mais. Sabia também que o meu desejo de há muito tempo era fazer uma especialização nesta área, visto que desde muito cedo desenvolvi o gosto por tudo o que tinha a ver com computadores... Sabia também que era um sonho... Um sonho que em Julho (de 2004) se tornou uma realidade quando soube que tinha sido admitida. Foi uma alegria como já há muito não tinha!
As aulas começaram. Conheci novos colegas, novos professores, revisitei a universidade que uns anos antes me havia acolhido e senti-me de novo em “casa”.
Agora que já passaram alguns meses, olho para trás e tento ver o que aprendi. Descubro que este foi um tempo de enriquecimento de conhecimentos. As coisas que eu já aprendi! Que bom que é aprender coisas novas!
No caso da disciplina de “Educação a distância”, penso que foram só surpresas desde a primeira aula... Deparar-me com aquela questão do “a distância” ou “à distância” foi para mim, professora de português, o meu grande dilema. Confesso que pesquisei aqui e ali, consultei gramáticas, troquei ideias com os colegas, só com o objectivo de tentar perceber o porquê de “a distância”. Aos poucos fui percebendo a razão, mas ainda hoje tenho uma certa dificuldade em argumentar a inexistência do acento!
Depois veio o blog... Blog?! Mas afinal o que é um blog? Mais uma descoberta. E pouco tempo depois nascia o
blog@qui, uma espécie de expressão em tom imperativo para pedir aos colegas comentários, muito comentários! Mas a falta de tempo... Sempre que pude fui espreitando e comentando os blogs dos colegas. Foram verdadeiros momentos de tertúlias bloguianas! Já sem falar nos momentos de “tortura” em que o objectivo era colocar uma imagem... Sempre dava um ar de sua graça! Mas com o tempo lá fomos aprendendo alguns truques e a “coisa” compôs-se! Hoje posso dizer que eu (e os meus colegas) estamos uns verdadeiros entendidos nestas andanças dos blogs... Quanto ao conteúdo dos mesmos, penso que o resultado final foi uma boa compilação de vários assuntos relacionados com a temática principal. Consultei o meu blog e tentei fazer um índice daquilo que fui publicando. O resultado foi este:
“Esta vida de professor” de Bernard Houot. Uma sugestão de leitura
“E-learning e e-conteúdos” de Jorge R. Lima e Zélia Capitão. Uma sugestão de leitura
Novas competências para o professor
Webmaster ou webmistress?
Ensino a distância: breve introdução histórica
Blogo, logo existo. Afinal, o que é um blog?
Les modes de diffusion du e-learning
Webfolio. Porta-folhas e hipertexto
As crianças e os adultos face ao computador
E-learning: vantagens/ desvantagens
A relação homem-computador
O computador e os afectos
O que é o LearningSpace?
Acesso ao quadro de discussão
Discussion Board
Aspecto geral da plataforma
O e-mail na plataforma
Aspecto do bar virtual
Opção “Ajuda no Bar Virtual
Qualificação do professor para a sociedade da informação
Actividade A – LearningSpace
O e-learning: uma nova forma de aprender
25 minutos sobre aprendizagem colaborativa
Para reflectir...
Mais-valias do e-learning
Características do e-learning
Destinatários do e-learning
Links de interesse
Algumas definições
Para reflectir... outra vez
“Cadernos E-learning”
“E-learning para e-formadores”
“Educação a Distância”
Learn by doing e peer cooching
Easy Education
Para quem já pensa nela... (na tese)
Para quem continua a pensar nela...
Casas tradicionais da Europa
Galeria dos pequenos artistas
A minha árvore favorita
Crivo
Plataforma Claroline
Os seis chapéus do raciocínio
Plataforma Fle3
E agora?
Paint by me
Módulo 1
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4
Serviços informativos dos SDUM

Fico satisfeita com o resultado final. Penso que fiz uma recolha de textos e temas interessantes, e tentei, na medida do possível, fazer o registo de conteúdos abordados nas aulas. Agora que olho para este mini-índice, recordo que inicialmente também não sabia o que era uma plataforma. Ouvia falar em plataformas e pensava que todos sabiam o que era menos eu! Com o decorrer das aulas, o conceito de plataforma foi-se clarificando, nomeadamente através do contacto com algumas plataformas. A minha plataforma de “baptismo” foi a LearningSpace, que apesar de me ter dado muitas dores de cabeça, serviu para compreender melhor esta dinâmica da formação a distância. Penso que teria sido deveras interessante experimentar uma sessão de formação a distância através da plataforma, mas como todos bem sabemos, “problemas de ordem técnica” não o permitiram. Problemas à parte, julgo que a experiência que tivemos durante as aulas foi esclarecedora. As próprias aulas foram, no meu entender, diversificadas do ponto de vista das actividades e estratégias, e contribuíram para a aquisição de conhecimentos diversificados e a partilha de experiências entre os alunos.
No que diz respeito ao desempenho da Doutora Maria João, quero realçar a forma como sempre soube conduzir e estruturar as aulas, o facto de disponibilizar material de apoio à disciplina e ainda por ter demonstrado um grande domínio de saberes e experiências, que em muito contribuíram para a nossa formação. Foi um prazer aprender “educação a distância”, e espero que a distância entre cada um de nós seja sempre minimizada através de um simples “clique”.Por último, congratulo os meus colegas que, apesar de todas as dificuldades, conseguiram estar sempre “presentes” nos respectivos blogs e levá-los até ao fim.