terça-feira, fevereiro 22, 2005

Módulo 3 – Da diversidade de teorias à problemática das tecnologias

Gerações de inovação tecnológica no ensino a distância

“A primeira geração tecnológica corresponde efectivamente aos primórdios da educação a distância, caracterizando-se por uma quase exclusividade total do recurso ao texto (razão pela qual a caracterizamos como sendo mono-media), como forma de representação dos conteúdos, e pelo recurso aos documentos impressos e ao correio postal para distribuição dos mesmos conteúdos. A comunicação bidireccional professor-aluno faz-se por correspondência postal, é escassa, normalmente da iniciativa do professor (ou da instituição) e com um elevado tempo de retorno. A interacção entre alunos é inexistente. Manteremos a designação de “ensino por correspondência” para esta geração tecnológica da educação a distância.”

“A segunda geração tecnológica pode caracterizar-se pelo recurso a múltiplos media (ou seja multi-mediática) de representação dos conteúdos, recorrendo ao texto, som, imagem estática e imagem vídeo, razão pela qual a caracterizamos como sendo uma geração de “múltiplos media”. Em termos de canais de distribuição dos materiais de ensino, esta geração caracteriza-se pelo recurso às emissões radiofónicas e televisivas. A comunicação professor-aluno (ou tutor-aluno) passa a fazer-se essencialmente de forma síncrona, essencialmente por telefone, e torna-se mais frequente. A interacção entre alunos continua a ser inexistente. Adoptaremos a designação de “tele-educação” para esta geração da educação a distância, num esforço de realçar a importância dos meios de comunicação de massas, como a rádio e a televisão, em modelos de formação a distância em que predomina a comunicação unidireccional do tipo “um para muitos” (ou seja, um professor para muitos alunos), e em que é relativamente fácil promover “economias de escala”, correspondendo à possibilidade de abarcar um grande número de alunos sem aumento significativo de custos.”

“A terceira geração tecnológica caracteriza-se, em termos de representação de conteúdos, pelo recurso ao multimédia interactivo ou seja recorre à integração de múltiplos media em suportes digitais interactivos, como os “discos compactos interactivos”, CD-ROMs ou os “videodiscos interactivos” (Digital Videodisc Interactive). Um dos elementos característicos desta geração é, então, a introdução do elemento “interactividade”, ao qual está associada a possibilidade de processos de “feedback” em relação às actividades de aprendizagem com um carácter de imediatismo, o que até aí não era possibilitado pelas tecnologia de difusão disponíveis (cf. Blanco, 1999: 105-107). A distribuição destes suportes electrónicos faz-se essencialmente por correio postal. Em termos da comunicação professor/aluno esta passa a recorrer a serviços de comunicações mediadas por computador, utilizando por exemplo serviços de correio electrónico. Para além da comunicação síncrona via telefone, professores e alunos podem agora comunicar de forma assíncrona mas rápida, usando o correio electrónico. Nesta geração surge a possibilidade de comunicação entre alunos quer individualmente (usando o correio electrónico) quer em grupos de discussão
(usando fóruns de discussão e conferências por computador). Todavia, a comunicação entre alunos e a participação em espaços electrónicos de discussão não é, nesta terceira geração tecnológica, um elemento considerado essencial para o desenrolar das actividades de ensino/aprendizagem. A esta geração tecnológica de educação a distância
chamaremos “geração multimédia”.”

“A quarta geração tecnológica, que designaremos por “aprendizagem em rede”, em detrimento dos anglicismos “web-learning”, “e-learning” ou “online learning”, caracteriza-se por uma representação multimédia dos conteúdos de ensino estruturada sobre redes de comunicação por computador. Trata-se agora essencialmente não do recurso à utilização de documentos multimédia interactivos estáticos (no sentido de pré-concebidos pelos professores/autores e inalteráveis), como os que caracterizam a terceira geração5, mas sim de documentos de apresentação multimédia usufruindo das potencialidades de alteração e reconstrução como as possibilitadas pelos ambientes colaborativos de trabalho em rede. As potencialidade de redes como a Internet e de ambientes como as páginas WWW permitem um modelo de construção e reconstrução colectiva de conhecimentos, baseado na intensa comunicação entre professores e alunos e destes entre si. Abrem-se assim novas perspectivas em termos de desenvolvimento de situações de aprendizagem em grupo, inter-pares e de natureza colaborativa, permitindo a constituição de verdadeiras comunidades de aprendizagem no espaço virtual
(cf. Dias, 2002). A comunicação directa e frequente entre todos os intervenientes (professores e alunos) possibilitada pelos diversos serviços de comunicações mediadas por computador torna-se um princípio característico desta geração de inovação tecnológica no ensino a distância. O desenho das situações de ensino é feito considerando como requisito a existência de comunicação e colaboração frequentes dos formandos entre si e com os seus professores.”

Retirado de:
GOMES, Maria João. “Gerações de inovação tecnológica no ensino a distância”. Universidade do Minho