Sugestão de leitura
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A obra que se apresenta parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade da implementação de iniciativas de formação contínua de professores, em modalidade de formação a distância suportada por serviços disponíveis através da Internet.
Adoptando uma metodologia de estudo de caso, este estudo analisa o "caso" do Curso EASIC - Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação contínua de professores englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes: enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes; quer em termos de concepção, quer em termos de implementação do mesmo.
Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação de documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação a potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de outros cursos de formação em modalidade de e-Iearning.
Partindo deste estudo, realizam-se algumas extrapolações relevantes no domínio da formação contínua via Internet, tendo por base um modelo pedagógico baseado na comunicação, interacção e colaboração entre todos os participantes. Outros contextos de aplicação deste modelo de formação a distância em modalidade de e-Iearning são sugeridos como domínios de investigação e prática futuras.
GOMES, Maria João da Silva Ferreira. "Educação a Distância. Um Estudo de Caso sobre Formação Contínua de Professores via Internet". Universidade do Minho. Braga: 2004
1 Comments:
Ora cá está mais um exemplo de uma boa leitura para estas questões do e-learning! Confesso que ainda não li o livro na totalidade... li alguns aspectos que me pareceram interessantes, particularmente no capítulo 3, e li o capítulo 10 relativo ao curso EASIC! "Onde é que eu já li isto?..." Lembram-se da actividade A da plataforma LearningSpace?
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