domingo, janeiro 16, 2005

Sugestão de leitura

A obra que se apresenta parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tec­nologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade da imple­mentação de iniciativas de formação contínua de professores, em moda­lidade de formação a distância suportada por serviços disponíveis atra­vés da Internet.
Adoptando uma metodologia de estudo de caso, este estudo analisa o "caso" do Curso EASIC - Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação contínua de professores englobando uma componente presencial e uma outra com­ponente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes: enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, prin­cípios pedagógicos subjacentes; quer em termos de concepção, quer em termos de implementação do mesmo.
Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informa­ção de documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a infor­mação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes ins­trumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidênci­as resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação a potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condiçõ­es de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de outros cursos de formação em modalidade de e-Iearning.
Partindo deste estudo, realizam-se algumas extrapolações rele­vantes no domínio da formação contínua via Internet, tendo por base um modelo pedagógico baseado na comunicação, interacção e colabo­ração entre todos os participantes. Outros contextos de aplicação deste modelo de formação a distância em modalidade de e-Iearning são suge­ridos como domínios de investigação e prática futuras.
GOMES, Maria João da Silva Ferreira. "Educação a Distância. Um Estudo de Caso sobre Formação Contínua de Professores via Internet". Universidade do Minho. Braga: 2004

1 Comments:

At 11:45 da tarde, Blogger Elisa de Castro Carvalho said...

Ora cá está mais um exemplo de uma boa leitura para estas questões do e-learning! Confesso que ainda não li o livro na totalidade... li alguns aspectos que me pareceram interessantes, particularmente no capítulo 3, e li o capítulo 10 relativo ao curso EASIC! "Onde é que eu já li isto?..." Lembram-se da actividade A da plataforma LearningSpace?

 

Enviar um comentário

<< Home