quarta-feira, janeiro 12, 2005

Algumas definições

Audioconferência
Sistema utilizado para uma situação de formação on-line durante a qual o formando está em contacto simultâneo (tempo real) com o seu tutor e/ou com os membros da sua classe virtual e pode interagir com eles através de chat, partilha de aplicações ou quadro branco partilhado. Recria, por excelência, a sala de aulas virtual. Devidamente equipados com auscultadores e microfones, tutor e formandos trabalham em conjunto, ouvindo-se mutuamente. Todos visualizam os slides apresentados on-line e comentados pelo tutor, discutem as matérias on-line, em plenário ou em pequenos grupos, manipulam aplicações, respondem a questionários e realizam os exercícios propostos. Estas lições podem ser gravadas, permitindo o acesso dos formandos às gravações das lições anteriores.
Auto-formação
A auto-formação consiste numa modalidade de aprendizagem individual que permite ao indivíduo formar-se ao seu próprio ritmo, utilizando recursos criados para o efeito. Esta auto-formação pode ser feita com o apoio de um tutor, desde que tal esteja previsto no sistema de aprendizagem.
Blended learning
Modalidade de formação que assenta no recurso ao e-learning e à formação presencial, que desempenham papéis complementares.
Chat
O chat (palavra inglesa que significa "conversar”) é um meio muito eficaz para comunicar por escrito, em tempo real, através da Internet, contrariamente ao que sucede com um forum, que é assíncrono. Pode ser público ou privado, isto é, permite “conversar” com todos os elementos que participam no chat, com apenas alguns deles ou ainda com uma única pessoa. No ecrã, à esquerda, vê desfilar as mensagens; à direita, encontra a lista dos nomes das pessoas que estão a participar no momento.
Classe virtual
A classe virtual designa um conjunto de indivíduos inscritos numa acção de formação a distância e que trabalham entre si, apesar de estarem geograficamente separados. As classes podem ser assíncronas ou síncronas. Neste último caso, utiliza-se soluções de “live collaboration” do tipo do Centra (plataforma de audioconferência).
e-learning
Formação electrónica ou formação em linha (anglicismo). Permite ao formando seguir uma acção de formação no seu computador ligado à Internet ou à intranet do organismo.
E-mail
O correio electrónico ou e-mail (contracção de “electronic mail”) é a função mais utilizada na Internet. Permite escrever e receber mensagens e ficheiros. Precisa utilizar um software específico (tipo Outlook, Outlook Express, etc.) que permite também classificar, organisar as suas mensagens e constituir uma lista de endereços. Esses softwares possuem todos as mesmas funcionalidades de base fáceis de apreender.
Formação assíncrona
Situação de formação a distância durante a qual o formando não tem contacto simultâneo (tempo real) com o seu tutor ou com os membros da sua classe virtual.
Formação a distância
Por formação a distância entende-se o conjunto dos dispositivos técnicos e dos modelos de organização que visam fornecer um ensinamento ou uma aprendizagem a indivíduos que estão fisicamente distantes do organismo que presta o serviço de formação.
Formação presencial
Formação numa sala de aulas com um formador.
Formação síncrona
Formação que utiliza soluções de “live collaboration” como plataformas de audioconferência, chat.
Fórum
O fórum (também conhecido por “grupo de discussão”, tal como o chat, permite aos internautas conversarem entre si. Cada fórum tem o seu tema específico ao qual o formando pode aceder (desde que se inscreva previamente). O fórum é um espaço de debate organizadao por áreas, partilhado por todos os formandos e onde podem ser colocadas questões para debate. Contrariamente ao chat que decorre em tempo real, o fórum permite ao formando ponderar a sua mensagem. O fórum é, pois, uma ferramenta mais estruturada que o chat.
Interacção
Designa as trocas entre o tutor e o formando e entre este e os outros elementos da aula virtual. A interacção num sistema de e-learning pode ser implementada de modo síncrono ou de modo assíncrono. O modo síncrono é aquilo que se pode considerar ao vivo. Num ambiente virtual, tutor e formandos “encontram-se” no ciber-espaço criando uma aula virtual, seja através de uma plataforma de áudio/vídeo-conferências, seja através do chat. Podem ainda trabalhar em equipa usando um quadro branco colectivo. No modo assíncrono, a interacção não é feita em tempo real. Os alunos podem esclarecer dúvidas, dialogar com o professor e os colegas através do e-mail e dos fóruns de discussão e partilhar ficheiros e notas. A interacção é privada ou pública, consoante o meio seleccionado.
Tutor
Designação que se dá ao formador que exerce a sua actividade no quadro de formações flexíveis e a distância. A tutoria a distância é um processo de acompanhamento da aprendizagem centrado na pessoa, nos problemas de aprendizagem e no processo motivacional.
Web based training
Formação através da internet ou e-learning.