domingo, janeiro 16, 2005

E-learning para E-formadores

“A obra E-Learning para E-Formadores reúne um conjunto de abordagens a aspectos diferenciados no domínio do e-Iearning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-Iearning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-Iearning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.

A crescente procura de iniciativas de formação em regime de e-Iearning, é um fenómeno cujas razões poderiam ser objecto de exaustiva análise, mas em relação às quais aqui apenas identificamos algumas das que nos parecem mais relevantes:[1] as mudanças económicas e sociais que acentuam cada vez mais a necessidade de disponibilizar oportunidades de formação ao longo da vida; [2] as mudanças demográficas que afectam já, e num futuro muito próximo se acentuarão, a estrutura etária da população, com implicações imensas no mercado de trabalho e simultaneamente no domínio das necessidades de formação e no perfil e características da população-alvo ou dos "clientes" dos sistemas de formação; [3] as potencialidades acrescidas de comunicação a distância, de forma [relativamente] económica, rápida e com forte potencial no domínio do multimédia, decorrentes da rápida e contínua evolução tecnológica; são alguns dos factores que trouxeram o domínio do e-Iearning para a "agenda" das instituições de educação e formação. Esta crescente procura [e oferta] de iniciativas no campo do e-Iearning tem sido acompanhada pela crescente necessidade de formadores com competências para desempenhar actividades neste domínio. No entanto, a escassez de e-formadores especializados, faz com que a necessária regulação do mercado do e-Iearning, ou seja a regulação entre a oferta e a procura continue a não se estabelecer.”

"E-learning para E-formadores", TecMinho, 2004