domingo, janeiro 16, 2005

Cadernos E-learning

"O aparecimento da internet, e da world wide web, mudou noções de distância e revolucionou a forma como vivemos. Essa revolução, aliada a outras, como a da globalização, fez com cidadania participada fosse um direito reclamado por todos. A prova disso é que mesmo no final do séc. XX, assistimos a todo o tipo de manifestações convocadas por e-mail e sms, onde simples mensagens electrónicas conseguiram motivar e movimentar multidões, tanto na Europa, Estados Unidos da América, Japão como noutros pontos do globo.

Ainda que algumas dessas manifestações fossem de ordem política, o que é certo é que muitas delas foram planeadas a distância por comunidades electrónicas locais, nacionais ou internacionais. O que significa que as tecnologias são, sem dúvida, unificadoras e democráticas, úteis em questões políticas e sociais, mas também noutras, como as das relações interpessoais.

Não será por acaso que em qualquer de uma das nossas cidades, se encontrem com facilidade espaços virtuais de lazer, sejam eles salas de jogos on-line ou ciber-cafés, onde quem lá está comunica por via electrónica com desconhecidos e amigos, mas também com governos e instituições. À volta de cada um dos computadores, vivem-se e criam -se ambientes onde os utilizadores simulam identidades fictícias e interagem umas com as outros, a conversar durante um jogo em tempo real ou em chat, discutindo vários assuntos e simulando acções.

Esses utilizadores estão ligados a realidades virtuais que são construídas com a ajuda de tecnologias e uma boa dose de imaginação, onde existem novos conceitos sociais e formas de linguagem, onde também se adquirem e se partilham novos conhecimentos, estado cada um desses utilizadores aqui e lá ao mesmo tempo.
Quando reflectimos sobre e-Iearning encontramos tecnologias que nos levam ao encontro de comunidades, comunidades que se interessam e estão reunidas à volta de um objectivo comum, o da aprendizagem. O e-Iearning é uma forma de educação e formação baseada num conjunto de ferramentas de aprendizagem electrónica, um processo que permite aproximar pessoas com diversas experiências ou não, tendo como objectivo a troca e apreensão de novos conhecimentos, sendo essa aprendizagem comum normalmente mediada por uma instituição educativa."

Cadernos E-learning, n.º1, Janeiro de 2004


1 Comments:

At 11:12 da tarde, Blogger Elisa de Castro Carvalho said...

Neste primeiro caderno, ficamos a conhecer algumas empresas que tiveram a experiência da formação a distância, numa série de 6 workshops organizados pelo TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho entre Maio e Junho de 2003.
Workshop 1:
A visão do INOFOR e o estudo de caso Instituto Virtual: 'Os desafios do e-learning em Portugal' e 'O caso do Instituto Virtual do ISQ';

Workshop 2:
Práticas: Plataforma Teleformar: 'A plataforma Teleformar' e 'A experiência da Compenditur';

Workshop 3:
Práticas: Plataforma Centra [síncrona] e Intralearn [assíncrona]: 'Plataformas da Academia Global' e ' A experiência da SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação';

Workshop 4:
Caixa Geral de Depósitos: 'E-learning na Caixa Geral de Depósitos';

Workshop 5:
Empresas: uma visão pedagógica da tecnologia: 'IBM: Criando o futuro do (e-)Learning' e 'As experiências da Plataforma Netforma21';

Workshop 6:
Práticas: Plataforma Formare: 'A plataforma Formare da PT Inovação' e 'Estar On-line com a formação: Ordem dos Advogados'.

 

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