sábado, dezembro 04, 2004

Webfolio :) porta-folhas e hipertexto


O webfolio (1) é uma versão electrónica do portefólio. Ambos são colecções organizadas de trabalhos, materiais e recursos seleccionados. Uma vez publicada num sítio/página da Internet, esta colecção permite ligações a outros recursos, cria a interactividade, suscita a reformulação.Há web/portefólios de produto e de processo. Uns apresentam resultados, os outros acompanham aprendizagens. Mas enquanto ferramenta pedagógica, o web/portefólio permite sempre a avaliação do processo, mesmo quando se centra no produto. Na verdade, é um instrumento de avaliação que proporciona a oportunidade de revelar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Ao construir o seu web/portefólio, o estudante transforma-se num agente efectivo do seu processo de aprendizagem.Pelo tipo de publicação que constitui – publicar na Internet não envolve quaisquer custos de tipografia, ou de impressão- o webfolio convida à construção da versão seguinte, à reformulação por etapas das tarefas em perspectiva, ao entendimento de cada etapa de um percurso como produção e finalização de uma versão n. O webfolio instancia-se como matéria-prima de percursos em constante revisão e avaliação. Não é esta afinal uma das formas de irmos construindo e regulando as nossas aprendizagens com o exercício da nossa memória?A exploração do webfolio foi feita no curso Navegar no Português 2002 (2). Tratava-se de levar cada participante a concretizar on-line o retrato do curso face ao percurso experimentado, exercitando a respectiva avaliação. Como ficou dito então:«... a magia do portfolio, enquanto ferramenta pedagógica, enquanto recurso avaliativo, parece residir exactamente nas suas extraordinárias potencialidades de construção da memória de um percurso.»Se no termo porta-folhas transparecem sentidos - do real ao figurado - de web/portefólio, é na relação entre porta-folhas e hipertexto que se evidencia a mais-valia do webfolio enquanto poderosa ferramenta pedagógica.Qual então o poder do hipertexto ? O de criar a interactividade no webfolio. O hipertexto permite a navegação de um ecrã para outro imitando o funcionamento associativo da memória biológica e as estratégias cognitivas utilizadas para ler e retomar frases, alíneas, segmentos de texto, imagens, sons, animação. Através do hipertexto, o leitor desloca-se, designando, com a ajuda de um apontador situado no elemento onde se encontra, o elo aceitável que desencadeia a visualização do ou dos elementos desejados.Só o portefólio electrónico e o webfolio abrem o caminho para esta nova economia de escrita.Faça a sua experiência. O endereço fica aqui.


(1) Uma vez que a ortografia da palavra ainda não está fixada em português, opta-se pela versão escrita que se encontra no endereço da Internet.

(2) Escrita e Metodologia de Projecto – Projecto FALAR , DES – ME e APP.


Filomena Viegas – Escola Básica 2,3 Francisco de Arruda


http://www.app.pt/webfolio/webfolio.htm

Revista "Palavras", Número 24, da Associação de Professores de Português